Alerta! Alerta!

25 fev

Outro dia estava eu em casa, tv ligada, assistindo a Asia’s Next Top Model um documentário sobre mulheres asiáticas quando uma mensagem com letras garrafais cruzou a tela. Não vou saber repetir as exatas palavras, mas era algo como:

“Atenção telespectadores! Amanhã ao meio-dia nossos alarmes irão soar. Imediatamente sintonize o rádio para um comunicado importante.”

Por sorte a mesma mensagem cruzou a tela mais umas três vezes e eu pude confirmar que não tinha lido errado. Na mesma hora o reality documentário deixou de ser meu foco de interesse, perdendo de lavada para minhas pesquisas na internet na tentativa de desvendar aquele mistério. Um aviso de que os alarmes iriam soar não passava despercebido a alguém que tem um abrigo anti-bomba dentro de casa. Ahhhh, nunca comentei que temos um abrigo anti-bomba em casa? Pois é… Temos um abrigo anti-bomba dentro da nossa cozinha e ao que parece todos os apartamentos aqui são obrigados a ter. Até onde eu sabia, são tão obsoletos que os moradores têm o costume de usá-los como quarto de empregada (em 90% dos casos uma pobre filipina que dorme em um buraco sem janelas e com porta anti-fogo, mas que no caso de incêndio será a única sobrevivente!). Entendem agora por que fiquei obcecada pela mensagem??

Pois lá fui eu perguntar ao “ohhhh grande google” que raios de alarme eram aqueles. Eis que ele me responde que em Cingapura existe, sim, um sistema de alarmes de emergência que consiste em uma rede de sirenes instaladas em lugares estratégicos da cidade, destinadas a avisar a população sobre possíveis ameaças naturais ou man made disasters.

Bomba? Ataque nuclear?? Tsunami??? Sei lá, pessoal. O próprio site oficial do governo não entra em maiores detalhes. Mas vale a pena a visita, pois da pra escutar os tipos de sirene! Diversão masoquista pura! Escuta só aqui!

Encasquetada com essa história toda, contei ansiosa as horas para meio-dia do dia seguinte. Até, claro, que esqueci completamente e levei um baita susto quando sirenes altíssimas começaram a soar lá fora. Não esperava ataque aéreo nem maremoto, pois àquela altura já tinha decorado todos os quatro tipos de alarme e sabia que o que berrava lá fora era o do tipo sem emoção: “comunicado importante”. Se fosse o do tipo “move to a shelter immediately” eu teria uma história mais interessante pra contar. Ah, e qual era a mensagem tão importante que merecia tamanha introdução? Não sei, soooorry, quando consegui achar o fone de ouvido para sintonizar a rádio no celular já não tinha mais nada no ar além de música.

Vou ficar devendo maiores explicações. Mas como descobri mais tarde que as sirenes soam todo mês para teste, vou ficar com o fone em mãos para não perder o próximo comunicado. E conto procês, uai!

Anúncios

2 Respostas to “Alerta! Alerta!”

  1. Marcia Mendel fevereiro 25, 2013 às 5:30 pm #

    Caraca Cissa! Que emoção, hein? Bizarro…É vc esqueceu de contar este pequeno detalhe do abrigo anti-bomba,rsrs. Bom, que não aconteceu nada de ruim e espero que não aconteça nunca. Beijos amiga, saudades!

    • cissaferreira fevereiro 26, 2013 às 6:11 am #

      Na verdade, o abrigo anti-bomba é quartinho de visitas! rsrsrs
      Brincadeirinha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: