O gostinho da saudade!

29 ago

Ontem comi minha primeira paçoca em oito meses. Me emocionei. Juro. Gostinho de casa, de festa junina, de escapada de dieta.  Gostinho de baleiro do colégio, de lanchinho da tarde no trabalho. Gostinho da saudade!

É bem provável que eu já tenha ficado mais de oito meses sem comer paçoca no Brasil sem nunca ter me comovido ao comer uma. Mas estamos há quase nove meses longe de casa e cada pequena coisa que aguça a nossa memória e aperta a nossa saudade começa a ter um sentido todo especial.

Cada vez que algum amigo daqui vai passar férias no Brasil lá vem a enxurrada de encomendas. E são sempre as mais esdrúxulas e nada de realmente importante como se poderia imaginar – são coisas absolutamente triviais e que nunca tiveram um grande papel na rotina no Brasil. Chiclete, creme para cabelo crespo, panela de pressão, e por aí vai…

Também faço parte da turma das encomendas e a minha lista não é muito diferente. Junto com a paçoca que eu comi ontem também recebi a maior de todas as preciosidades: calcinhas! Isso mesmo, porque aqui ou é calçola da vovó ou é fio dental. Então, eis que eu recebo um pacote cheio de calcinhas brazucas, aquelas da Renner que custam dez pratas e não te fazem sentir com 80 anos nem passam o dia entrando no seu brioco. Uma alegria (as que eu trouxe comigo estavam pela hora da morte)!

Já tive o prazer de receber outras encomendas louváveis nesses últimos meses! Como por exemplo, um par de havaianas, que pro meu estilo de vida por aqui viraram artigo de primeira necessidade, mas que  em Cinga custam os olhos da cara. Nada de chinelo vendendo na farmácia por um precinho (que já foi mais) camarada…

Rolaram também frascos de buscopan, a única poção mágica capaz de acalmar minhas cólicas mensais. E as caixas de erva mate?! Não sei como a carioca aqui estava vivendo sem elas! Desde que chegaram, economizo tanto a minha iguaria, que meus mates mais parecem chá do que aquela gostosura marrom que sai dos tonéis porcalhões da praia de Ipanema! Mas é o que temos, paciência!

Outro dia me peguei invejando uma menina que recebeu um pacote de farofa Yoki, daquelas bem vagabundas que eu jamais compraria por saber que a minha feita em casa na panela é bem mais gostosa. Mas aqui em Cingapura, o farelo daquele pacote feio e amassado continha o verdadeiro gostinho da saudade…

Como fazer uma carioca feliz longe de casa! Fica a dica aos amigos que vêm aí...

Como fazer uma carioca feliz longe de casa? Fica a dica aos amigos que vêm aí…

Anúncios

3 Respostas to “O gostinho da saudade!”

  1. Carlos Aranha agosto 29, 2013 às 8:10 am #

    Se eu soubesse, tinha vindo pra cá com uma mala a mais só dessas muambas tupiniquins pra você! E pra mim também.

    (quer dizer, pra mim, só paçoca e mate. sem calcinha)

  2. Marcia Mendel agosto 29, 2013 às 2:16 pm #

    Oi amiga, aquele ditado de só quando a gente “perde” as coisas é que damos valor, cai como uma luva para quando estamos longe das coisinhas que nem percebemos que temos, né? Sabe o que eu voltei a fazer inspirada naquele seu post da feijoada? Sei que não tem o menor sentido, mas eu que estava há séculos sem comprar requeijão, porque não faz muito bem pras minhas alergias e asma, voltei a comprar, com “medo” de um dia ficar sem de novo. Não faz o menor sentido, porque não vou me mudar, não vou viajar por longo tempo, mas só o medo de sentir aquela sensação de ficar um ano sem requeijão, me faz hoje em dia eu olhar diferente para essa iguaria, rsrs.
    beijos, amiga, saudades!

  3. lina de souza agosto 29, 2013 às 5:40 pm #

    tadinha da minha filhinha… mas o melhor é que me enchi de inspiração pra um dia, quem sabe, fazer umas “saudades” chegarem até vc… façam a listinha! quem sabe?… 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: